Aldo Ângelo Moreira Lima, ou Aldo Ângelo, como prefere ser chamado, escolheu estudar a área de doenças infecciosas, diarréia e desnutrição quando ainda era estudante. No curso de Medicina na UFC, teve a oportunidade de trabalhar em um hospital infantil e os casos das crianças atendidas marcaram sua trajetória profissional. “Chegava lá casos de crianças com diarréia e que já tinham passado por dois, três hospitais. A gente tinha os melhores antibióticos da geração, o melhor que o hospital podia oferecer, mas não quebrávamos mais o ciclo diarréia-desnutrição. Perdemos muitas crianças”, conta o professor.
O jovem médico não entendia como uma doença aparentemente tão comum e simples podia levar tantas crianças à morte. Para compreender porque isso acontecia, escolheu a vida acadêmica. Seria pesquisador. Hoje, ajuda a mostrar que essa doença não é tão simples assim.
Aldo Ângelo é professor titular da Faculdade de Medicina (UFC), doutor em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, no maior nível, o 1A. Também é pesquisador colaborador da Universidade de Virgínia (EUA) e coordenador da Unidade de Pesquisas Clínicas & Instituto de Biomedicina, agora Instituto Nacional de Biomedicina do Semiárido.